Conheça o site do Impaes

site-impaes


O que faz

O Cenpec presta assessoria técnica ao Programa Desafios Impaes, respondendo pelo processo de seleção das iniciativas apoiadas e pelo monitoramento e avaliação dos projetos desenvolvidos. 

O Programa Desafios Impaes tem como objetivo apoiar e desenvolver projetos voltados para formação de professores em arte educação. Em 2013, o Programa passou por uma reformulação e a partir de 2014 será voltado a profissionais de Centros de Educação Infantil (CEI´s) da rede conveniada ou de administração direta que atuem com crianças de zero a três anos e 11 meses de idade em territórios de alta vulnerabilidade social e com reduzido acesso à arte.

A ideia é colaborar para a otimização da rotina nas creches como um espaço de transformação social, cultural e educacional, contribuindo com a formação “em serviço” tanto dos educadores como dos coordenadores pedagógicos que atuam nesses locais.

Com quem faz

Para a edição 2014/2015 do Programa, foram selecionadas cinco organizações sociais:

Instituto Avisa lá
Projeto: Conexões: a poética da criança de 0 a 3 anos e a arte contemporâneaÁrea de atuação: Zona Sul (Parelheiros, Jardim Shangrilá e Parque Doroteia)

CEDAC
Projeto: Experimentações estéticas em creches
Área de atuação: Taboão da Serra

Associação Sabiá
Projeto: Corpo e Cultura na Formação do Educador da Primeira Infância
Área de atuação: Osasco

Instituto Arte Pop
Projeto: Fazer e Pensar Arte na Primeira Infância
Área de atuação: Zona Sul (Vila Babilônia e Jardim Oriental)

Associação Santo Agostinho (ASA)
Projeto: Asas da arte
Área de atuação: Bela Vista

Entrevista

Minidi Pedroso e Maria Cristina Pitelli

Em entrevista ao Portal Cenpec, a fundadora do Instituto e a diretora da instituição, Maria Cristina Pitelli, falam sobre a importância da arte na formação do indivíduo, sobre o conceito de ensino de arte que norteia as ações e fazem uma avaliação do status ocupado pela arte dentro do currículo.

Associação Arte Despertar

Galeria :: Impaes