Algumas possibilidades de organização do Ensino Médio a partir de uma base unitária: trabalho, ciência, tecnologia e cultura

Autor: Dante Henrique Moura

Resumo:

O artigo discute algumas perspectivas que se apresentam para a construção de uma nova organização do Ensino Médio que esteja mais disposta a trabalhar os conhecimentos disponíveis nas tecnologias, na cultura e no mundo do trabalho. Para o autor, esta etapa da educação básica nacional sofre de dois grandes problemas: uma ausência de propósito, no qual suas perspectivas e propostas se apresentem de forma mais clara especialmente para os alunos; e uma insuficiência de recursos, que tende a limar o desenvolvimento de propostas mais inovadoras, especialmente quando se pensa na sua oferta na rede pública de ensino.
É proposta a reflexão a partir de um ensino médio que garanta a formação humana, com uma identidade que o defina e que confira aos alunos a noção de pertencimento sociocultural.

Detalhes:

Texto apresentado no Anais do I Seminário Nacional: Currículo em Movimento - Perspectivas Atuais, promovido pelo Ministério da Educação

Instituição: Ministério da Educação

Tipo de publicação: Artigo acadêmico

Ano de publicação: 2010

Idioma: Português

Palavras-chave: educação, currículo do ensino médio, juventude

Visualizar o Arquivo

O que fazemos

  • Assessoria as políticas educacionais, sociais e culturais
  • Formação de agentes educacionais, sociais e culturais
  • Implementação de programas e projetos
  • Produção e disseminação de conhecimento

Como fazemos

Nossas Redes

Abong Rede Nossa São Paulo Rede primeira infância Todos Pela Educação