Avaliação dos currículos de formação de professores para o ensino fundamental

Autor: Bernadete A. Gatti, Marina M. R. Nunes. Nelson A. S. Gimenes, Sandra G. Unbehaum e Gisela L. B. P. Tartuce

Resumo:

O presente estudo analisa o que se propõe como disciplinas formadoras nas instituições de ensino superior dos cursos de Pedagogia. A análise focalizou os currículos e ementas de cursos presenciais de licenciatura em Pedagogia, que respondem pela formação de professores do 1º ao 5º ano do ensino fundamental e da educação infantil. O texto apresenta as características desses cursos no Brasil e, entre elas, destacam-se alguns aspectos, tais como: a fragmentação observada nas grades curriculares, que apresentam um conjunto disciplinar bastante disperso, e a ênfase das ementas, que registram preocupação com as justificativas sobre “o porquê” ensinar – o que, de certa forma, contribuiria para evitar que essas matérias se transformassem em meros receituários; entretanto, só de forma muito incipiente registram “o quê” e “como” ensinar.

Detalhes:

Artigo publicado na Revista Estudos de Avaliação Educacional, v. 20, nº 43

Instituição: Fundação Carlos Chagas, FCC

Tipo de publicação: Artigo acadêmico

Ano de publicação: 2009

Idioma: Português

Palavras-chave: ensino superior, currículo, formação de professores, avaliação da educação

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