Estudos e pesquisas

Reúne estudos e pesquisas de órgãos governamentais e internacionais, ONGs e centros de estudos e pesquisas

 Visualizar Arquivo  Leia

O Mapa do Analfabetismo apresenta dados demográficos sobre a situação do analfabetismo no Brasil, considerando suas diferentes dimensões. Seu objetivo é subsidiar a implantação das políticas para a erradicação do analfabetismo encabeçadas pelo Ministério da Educação.

 Visualizar Arquivo  Leia

O objetivo deste livro é discutir a relação entre o governo federal e os demais entes federados como um dos fatores de desigualdade educacional. Reunindo especialistas da área de educação, das finanças públicas, da ciência política e da saúde, esta publicação reflete sobre possibilidades de avançar na perspectiva de formulação de um “Sistema Nacional Articulado” de educação, para utilizar o termo introduzido pelo documento base da Conferência Nacional de Educação (Conae 2010).

 Visualizar Arquivo  Leia

Este documento resume as principais conclusões de uma pesquisa, realizada entre 2008 e 2009, com o objetivo de identificar práticas escolares efetivas e sua relação com o sucesso escolar de alunos do ensino médio. A pesquisa também analisa aspectos das principais políticas públicas para o ensino médio em cada um dos Estados. Os resultados das análises quantitativas preliminares estão organizados nos seguintes blocos: as características da gestão pedagógica das escolas, as políticas públicas e a efetividade nas escolas; e, por fim, uma síntese das principais conclusões e recomendações da pesquisa.

Publicação em parceria entre Secretaria de Ensino Básico (SEB) do Ministério da Educação, Diretoria de Estudos Educacionais do Inep-MEC, Secretarias Estaduais de Educação (Seeds) dos Estados do Acre, do Ceará, de São Paulo e do Paraná, Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

 Visualizar Arquivo  Leia

O Relatório apresenta uma síntese das contribuições dos participantes nos encontros regionais, realizados em 2004, para debater a expansão do ensino fundamental para nove anos. Esta publicação é referência nacional para as questões pedagógicas, administrativas e de avaliação no que se refere à inclusão das crianças de seis anos no Ensino Fundamental. Este encarte pretende informar sobre as ações desenvolvidas no Programa Ampliação do Ensino Fundamental para Nove Anos até julho de 2004.

 Visualizar Arquivo  Leia

Pesquisa mostra que o ensino profissionalizante e a qualificação profissional são tidos pela população como elementos fundamentais para o acesso ao mercado de trabalho, mas a oferta desses cursos é reduzida e, paradoxalmente, privilegia as camadas mais escolarizadas, em especial a que tem ensino superior. Os segmentos da população de menor renda e escolaridade, precisamente aqueles que mais precisariam do ensino profissionalizante para ingressar ao mercado e trabalho, não são atendidos pelas principais instituições que estruturam a oferta de qualificação.

Boletim on-line Políticas Públicas em Foco, da Fundap e Cebrap

O que fazemos

  • Assessoria as políticas educacionais, sociais e culturais
  • Formação de agentes educacionais, sociais e culturais
  • Implementação de programas e projetos
  • Produção e disseminação de conhecimento

Como fazemos

Nossas Redes

Abong Rede Nossa São Paulo Rede primeira infância Todos Pela Educação