Teses e dissertações

Reúne teses, dissertações de mestrado e doutorado que abordam temas relativos a área de educação

 Visualizar Arquivo  Leia

A tese discute as relações entre pacto federativo e financiamento da educação, tendo como eixo a problematização da função supletiva e redistributiva da União, especialmente pelas ações executadas pelo FNDE, no período de 1995 a 2006. Adota-se o pressuposto de que os regimes federados procuram instituir um padrão mínimo de equalização nas condições de acesso a serviços públicos, como um dos elementos centrais para a própria sobrevivência do pacto federativo. No Brasil, esse pressuposto foi reiterado, uma vez que a Constituição Federal explicita que cabe à União o exercício da função supletiva e redistributiva em relação aos demais entes federados, tendo em vista a diminuição das desigualdades regionais.

 Visualizar Arquivo  Leia

Este trabalho objetiva relatar e compreender a constituição da identidade docente em processo de formação, destacando a prática como elemento formador e diferenciador das trajetórias de identidade. Pretendeu-se trazer essa discussão na Formação de Professores, considerando que o estudo da constituição da identidade possibilita a formação de profissionais aptos a ler e interpretar melhor a realidade, percebendo que esse processo é constituído de determinantes, culturais, econômicos, afetivos, entre outros.

Dissertação defendida para obtenção do título de Mestre em Educação.

 Visualizar Arquivo  Leia

Esta pesquisa busca compreender os significados atribuídos por adolescentes à vivências em uma proposta de ampliação do tempo escolar. Procurando compreender a constituição das identidades juvenis e discentes, a pesquisa foi realizada em uma escola da rede municipal de ensino de Belo Horizonte e seus arredores, focando o trabalho em duas turmas que constituíam o Projeto Rede do 3° Ciclo, num total de 56 estudantes de 12 à 17 anos. A coleta de dados, de abordagem qualitativa, foi realizada em três passos: iniciando pelo acompanhamento dos estudantes durante o 2ª semestre de 2006, em uma perspectiva etnográfica.

Dissertação defendida para obtenção do título de Mestre em Educação

 Visualizar Arquivo  Leia

 Esta dissertação apresenta os resultados de pesquisa realizada numa escola pública de Vitória da Conquista (BA), cujos alunos são provenientes, em sua maioria, de um bairro periférico marcado por grandes problemas sociais. Nela buscou-se questionar de que forma se entrecruzam currículo e contexto sociocultural dos alunos no cotidiano de uma escola pública, que trabalha com os anos iniciais do ensino fundamental. A investigação focaliza o currículo, com o propósito maior de analisar: como ele se relacionam no cotidiano da escola com as questões sociais (pobreza, desemprego, marginalidade e violência), como essas questões são tratadas no currículo prescrito e como se entrecruzam no currículo em ação.

Dissertação defendida para obtenção do título de Mestre em Ciências Sociais

 Visualizar Arquivo  Leia

A dissertação procura acompanhar o processo de transição das creches municipais de São Paulo da Secretaria Municipal de Assistência Social para a Secretaria Municipal de Educação, efetivada durante a gestão do governo de Marta Suplicy. Com análise do contexto sociopolítico de transição e das diferentes conseqüências deste processo sobre o atendimento realizado nas creches e a organização do sistema, a pesquisa demonstra como muitos avanços foram realizados, mas que persistem desafios.

O que fazemos

  • Assessoria as políticas educacionais, sociais e culturais
  • Formação de agentes educacionais, sociais e culturais
  • Implementação de programas e projetos
  • Produção e disseminação de conhecimento

Como fazemos

Nossas Redes

Abong Rede Nossa São Paulo Rede primeira infância Todos Pela Educação