Reorientação Curricular: Avaliação do Impacto na Prática do Professor de Matemática do Ensino Fundamental de Goiânia

Autor: Marlene Aparecida da Silva Faria

Resumo:

O estudo é resultado das reflexões emergentes do período de discussões/reflexões com professores de Matemática que integraram o processo de Reorientação Curricular do Estado de Goiás, e tem como objetivo compreender como os professores de Matemática da cidade de Goiânia entendem e ressignificam suas práticas educativas mediante as diretrizes da Reorientação Curricular  (RC). A investigação enfatizou as discussões sobre currículo e tendências pedagógicas da Educação Matemática a partir da análise histórica do ensino da Matemática, além de promover entrevistas com professores da rede e uma análise dos documentos orientadores da Reorientação.  O estudo revela que os professores não se viram partícipes do processo da RC, embora tenham participado de alguns encontros de discussão e formação que tratavam de questões relativas à RC, ou ainda, que os professores não incorporaram as orientações pedagógicas da RC no seu fazer pedagógico e que a sua prática pedagógica independe da mesma.

Detalhes:

Dissertação de mestrado defendida no Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática

Instituição: Universidade Federal de Goiás, UFG

Orientador: Sandramara Matias Chaves

Tipo de publicação: Dissertação de Mestrado

Ano de publicação: 2010

Idioma: Português

Palavras-chave: educação, reorientação curricular, currículo, educação matemática

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