Curta a página do projeto no Facebook


Educação com arte: oficinas culturais

Em conformidade com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), Educação com arte: oficinas culturais é um projeto de garantia de acesso à experiência cultural e artística para adolescentes e jovens que cumprem medida de privação de liberdade.

Com quem faz?

O Cenpec  responde pela execução das oficinas em 22 unidades da Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente – Fundação Casa, localizadas nos municípios de São Paulo, Franco da Rocha e Sorocaba (SP).

Escute

Confira o álbum A Liberdade vai Cantar. Todas as letras foram compostas pelos adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa na Fundação Casa Jardim São Luiz durante as oficinas de Ritmo e Poesia ministradas pelo educador Maionezi. Ele assina a gravação, arranjos, efeitos e mixagem. A arte da capa é de Bruno Saggese e Douglas Okura.

Artes visuais

Sensibilizar o olhar, ampliar horizontes imagéticos, desenvolver capacidades técnicas são alguns dos objetivos das oficinas.

Artes cênicas

O teatro é uma arte do encontro. Amplia o nosso olhar e nossa capacidade de compreender diferentes linguagens. A criatividade é o maior valor.

Artes do corpo

A valorização do trabalho corporal em sua dimensão cultural, o cuidado com o corpo entendido como o cuidado com a vida, a prática corporal na sua dimensão de experimentação e expressão são alguns dos princípios dessas oficinas.

Artes da palavra

Ampliar a própria capacidade de se comunicar alarga a possibilidade de participação na vida social por meio do diálogo, trocas de pontos de vista e acesso a novos conhecimentos.

Por aí...

Luiz MendesProjeto realiza formação com escritor Luiz Mendes

- Mendes relatou aos educadores um pouco da sua história de vida, desde sua incursão no mundo do crime ainda adolescente até a volta por cima na cadeia, onde aprendeu a ler e se descobriu escritor. Confira

Obras produzidas pelos jovens durante oficinas são destaque em exposição

Foi inaugurada no dia 16 de abril, na Passagem Literária da Consolação (esquina da avenida Paulista com a rua da Consolação) a exposição “Arte na Passagem”. Leia notícia



Especial: 22 anos do ECA

-  Neste Especial do Portal Cenpec, retomamos as principais conquistas alcançadas desde a criação do Estatuto da Criança e do Adolescente e os desafios ainda a serem superados; destacamos a intensa participação dos adolescentes na organização da 9ª Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente e relembramos os principais projetos desenvolvidos pelo Cenpec nessa área

 

A voz dos meninos

Saiba como foi o lançamento da publicação "A voz dos meninos", realizado no dia 30 de maio, na Biblioteca Alceu Amoroso Lima, em São Paulo (SP). O livro procurou dar voz aos adolescentes, com o objetivo de captar suas impressões sobre as oficinas de arte e cultura e sua visão de mundo 

Galeria :: Oficinas

Reflexões sobre a prática

Capa da publicaçãoAlém de trazer uma apresentação do projeto, a publicação descreve os pressupostos que o norteia e traz relatos de educadores das diferentes linguagens artísticas trabalhadas nas oficinas. Aponta ainda os desafios do trabalho social com jovens privados de liberdade e o papel da arte na constituição dos indivíduos.

Parceiros