Notícias

Encontro ocorreu na última semana

Tamanho da fonte: A- A+ imagem_evento

Publicada: 01/07/2015

Cenpec apoia Sobral na construção de política intersetorial para a juventude

*Com informações do Blog de Sobral

 

Nos dias 24 e 25 de junho a equipe do Núcleo de Educação Integral do Cenpec esteve em Sobral (CE). Durante a visita foi realizado o Seminário ‘Cidade Educadora e Juventude: Ações intersetoriais no âmbito das políticas públicas de Sobral. As discussões ocorreram no Centro de Educação a Distância do Ceará e contou com a presença do secretário municipal de educação, Júlio César Alexandre, e de coordenadores técnicos da pasta; também participaram representantes da assessoria de imprensa da prefeitura e o atual coordenador de juventude, Igor Bezerra. O encontro teve como objetivo assessorar o município de sobral na elaboração do plano de integração das políticas públicas do município na perspectiva da construção de uma cidade educadora.

 

Durante o seminário, Alexandre Isaac e Julio Neres, da equipe do Núcleo de Educação Integral do Cenpec, apresentaram as linhas gerais que envolvem os temas Intersetorialidade e Cidade Educadora. Também foi anunciado a criação do Grupo de Trabalho Gestor (GT Gestor) que terá como função elaborar as pautas, mobilizar os atores envolvidos, coletar dados quantitativos e qualitativos junto às instituições e equipamentos públicos e/ou privados, sistematizar as propostas e contribuições de outros grupos de trabalho para escrita do plano.

 

“Precisamos planejar que cidade sonhamos para o futuro. Qual o nosso sonho coletivo para o futuro de Sobral? Queremos articular todas as políticas públicas para garantir uma Cidade Educadora, tendo como foco as nossas escolas, mas que isso saia das escolas e seja uma vontade de cada cidadão. Não apenas a escola que educa com qualidade, mas que as pessoas sejam cidadãos conscientes e educados que se incomodam, por exemplo, com alguém que joga o lixo na rua e entenda que a nossa cidade é a nossa casa”, destacou o prefeito Veveu Arruda, na abertura do Seminário.

Durante o encontro, os participantes, divididos em grupos, apontaram os desafios e potencialidades para colocar em prática a intersetorialidade. Dando continuidade ao trabalho desenvolvido durante o Seminário, de julho a dezembro deste ano serão realizados encontros com os assessores do CENPEC, com a parceria da Fundação Itaú Social. Serão realizadas oficinas de escuta envolvendo vários setores da sociedade para construção do Plano de Integração das Políticas Públicas.

 

No próximo dia 22 de julho será realizada a próxima reunião entre a equipe Cenpec e o grupo gestor.



Comentários(0)

Observação: as opiniões aqui publicadas são de responsabilidade apenas de seus autores. Os números de IP dos responsáveis pelos comentários estarão à disposição de vítimas de eventuais ofensas veiculadas neste espaço.

O que fazemos

  • Assessoria as políticas educacionais, sociais e culturais
  • Formação de agentes educacionais, sociais e culturais
  • Implementação de programas e projetos
  • Produção e disseminação de conhecimento

Como fazemos

Nossas Redes

Abong Rede Nossa São Paulo Rede primeira infância Todos Pela Educação