Notícias

Projeto Tempo de Escola

Tamanho da fonte: A- A+ imagem_evento

Publicada: 04/10/2011

Cenpec conclui o sistema de monitoramento e gestão do Tempo de Escola

O Cenpec presta assessoria à prefeitura da cidade de São Bernardo no projeto Tempo de Escola, que tem por objetivo o desenvolvimento e implantação do programa de educação integral no município. A entrega do sistema marca a conclusão do trabalho do Cenpec na cidade, iniciado em 2010. De acordo com Maria Angela Leal Rudge, coordenadora de Documentação e Informação do Cenpec, o Sistema Integrado do Tempo de Escola vai permitir o gerenciamento de processos complexos, envolvidos na gestão da ações de educação integral no município. "O desenho do Programa apresenta uma natureza complexa, exigindo, portanto, estratégias de gestão, de monitoramento e de avaliação igualmente complexas para fazer frente ao grande desafio de obter sucesso e êxito", afirma.

Maria Angela comenta que por meio do sistema será possível obter dados e informações sobre a execução e o desempenho do Programa, que sejam pertinentes e relevantes às diferentes instituições (escolas, ONGs, parceiros) e atores (direção escolar, professores, educadores sociais, pais e familiares, crianças e adolescentes).

"Criamos um caderno de orientações de uso para que o sistema seja usado da melhor forma possível por todos os envolvidos", comenta. Ela conclui dizendo que o desenvolvimento desse projeto pemitiu aumentar a expertise do Cenpec nessa área de atuação. "Apesar de ser algo específico para São Bernardo, ele foi projetado de tal forma que essa tecnologia pode ser customizada e irradiada, se necessário, para lugares que atuem com educação integral", pensa.



Alexandre Garcia
Comentários(0)

Observação: as opiniões aqui publicadas são de responsabilidade apenas de seus autores. Os números de IP dos responsáveis pelos comentários estarão à disposição de vítimas de eventuais ofensas veiculadas neste espaço.

O que fazemos

  • Assessoria as políticas educacionais, sociais e culturais
  • Formação de agentes educacionais, sociais e culturais
  • Implementação de programas e projetos
  • Produção e disseminação de conhecimento

Como fazemos

Nossas Redes

Abong Rede Nossa São Paulo Rede primeira infância Todos Pela Educação