Notícias

Prêmio Educadores do Brasil tem lançamento em Bras

Tamanho da fonte: A- A+ imagem_evento

Publicada: 01/06/2015

Prêmio Educadores do Brasil tem lançamento em Brasília

A iniciativa integra os prêmios Professores do Brasil(MEC), e Gestão Escolar,  (Consed) e terá supervisão técnica do Cenpec; inscrições começam em  18 de junho*

 

Foi lançada nesta sexta-feira, 29 de maio, a iniciativa Educadores do Brasil, que integra os prêmios Professores do Brasil, do Ministério da Educação, e Gestão Escolar, realizado pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed). O Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec) fará a coordenação técnica dos dois prêmios. As inscrições estarão abertas entre 18 de junho e 14 de setembro no site: http://www.educadoresdobrasil.org.br/.

 

O lançamento contou com a presença do ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro; de Anna Helena Altenfelder, superintendente do Cenpec; Eduardo Deschamps, presidente do Consed; e Cleuza Repulho, presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime).

 

Durante a cerimônia, Janine Ribeiro destacou que, além da importância da premiação, há um lado de multiplicar as experiências de sucesso. “Mais do que o prêmio, estas iniciativas têm o lado pedagógico muito forte, onde em um ano você tem a premiação e no outro, a prática, além do incentivo nos estados e municípios para adotar as práticas mais relevantes”.

 

“É uma honra para o Cenpec compor essa articulação entre MEC, Consed e Undime. Ela  é estratégica para promover uma grande mobilização nacional”, afirma Anna Helena. Segundo ela, a integração permitirá sistematizar, disseminar e valorizar boas práticas desenvolvidas nas escolas públicas brasileiras.

 

Na avaliação de Beatriz Cortese, coordenadora de projetos do Cenpec responsável pela integração dos dois prêmios, essa é uma grande oportunidade para que técnicos das secretarias de educação estaduais e municipais possam atuar de forma mais próxima e colaborativa.

 

Conheça os dois prêmios:

 

  • Prêmio Gestão Escolar

Concebido em 1998 pelo Consed, o Prêmio Gestão Escolar contempla projetos inovadores e gestões competentes na educação básica do ensino público e conta, em sua trajetória, com a participação de cerca de 34 mil escolas de todas as regiões do país. Já o Professores do Brasil, criado pelo MEC em 2005, objetiva reconhecer, premiar e divulgar o mérito de docentes das redes públicas de ensino, pela contribuição dada para a melhoria da qualidade.

 

A iniciativa estimula a melhoria da gestão das escolas públicas. Ao fazer o cadastro, os diretores têm acesso a um instrumento de autoavaliação dos processos de gestão e a um roteiro para o planejamento de um plano de ação – a ser construído com a comunidade escolar.  Participar é um ganho para a comunidade escolar que pode utilizar as mesmas ferramentas para analisar a evolução dos processos de gestão. O Prêmio busca reconhecer boas práticas, incentivar o aprimoramento dos processos de gestão e promover ações que possibilitem a troca de experiências entre gestores, multiplicando boas estratégias.

 

  • Prêmio Professores do Brasil

Instituído em 2005 pelo Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Básica (SEB), o prêmio está em sua 9ª edição. Podem participar da iniciativa todos os professores de escolas públicas da educação básica. Para participar é preciso produzir um relato de experiência, evidenciando sua qualidade e resultados obtidos – como por exemplo: registro fotográfico ou vídeo de materiais didáticos produzidos ou das atividades realizadas com os alunos; estatísticas que demonstrem efevas melhoras nos indicadores educacionais de acesso, de permanência e de rendimento dos alunos envolvidos; artigos e matérias publicadas em jornais, revistas e Internet.

*  Com informações do MEC



Comentários(0)

Observação: as opiniões aqui publicadas são de responsabilidade apenas de seus autores. Os números de IP dos responsáveis pelos comentários estarão à disposição de vítimas de eventuais ofensas veiculadas neste espaço.

O que fazemos

  • Assessoria as políticas educacionais, sociais e culturais
  • Formação de agentes educacionais, sociais e culturais
  • Implementação de programas e projetos
  • Produção e disseminação de conhecimento

Como fazemos

Nossas Redes

Abong Rede Nossa São Paulo Rede primeira infância Todos Pela Educação