Por que oficina

A palavra oficina vem do latim e traz a idéia de reaproximar experiência e pensamento, esforço e interesse, jogo e trabalho. Oficina é um jeito de aprender e ensinar baseado no princípio do aprender fazendo, valorizando os saberes das crianças e adolescentes.


O que é oficina?

As Oficinas de Educação Integral, projeto de iniciativa da Fundação Itaú Social e coordenação técnica do Cenpec, buscam destacar o papel central que a educação tem no desenvolvimento do ser humano.

O banco reúne sugestões de atividades, dirigidas a educadores de escolas de jornada ampliada e de organizações não governamentais, que desenvolvem trabalhos socioeducativos com crianças, adolescentes e jovens. Tem o objetivo de contribuir na oferta de oportunidades de aprendizagem para ampliar o seu  repertório cultural, como garantia de direitos, proteção e inclusão social.

Como desenvolvê-las

Organizadas em sete grupos temáticos, as oficinas são ajustáveis às condições de trabalho e de tempo dos interessados em utilizá-las. Há oficinas que podem ser feitas em uma ou mais sessões de cerca de 90 minutos cada. Todas seguem a mesma estrutura e indicam o público a que se destinam: crianças, adolescentes ou jovens, cabendo aos educadores adequá-las ao perfil de sua turma.

As oficinas também possibilitam um trabalho cooperativo entre educadores de uma instituição ou entre instituições parceiras que atendam ao mesmo público como escolas e ONGs. Ao utilizá-las é a intencionalidade de seu trabalho o principal critério de escolha do que fazer.