Veja também

banner-educação e participação  

Conheça o site Educação Integral, que traz informações e notícias do Programa Jovens Urbanos


O que faz

O Programa Jovens Urbanos é responsável pela formação de jovens de 16 até 21 anos que habitam as metrópoles. Sua metodologia formativa tem como objetivo promover o desenvolvimento de sensibilidades e o envolvimento reflexivo dos jovens com os territórios da cidade, oferecendo oportunidades para que conheçam e explorem espaços onde estão concentradas práticas juvenis, artísticas, tecnológicas, relativas ao mundo do trabalho, das políticas, das ciências, de promoção da saúde, de lazer e de esportes.

Com quem faz

Para colocar em prática suas ações, o Programa Jovens Urbanos, de iniciativa da Fundação Itaú Social, com coordenação técnica do Cenpec, investe na atuação em rede, na qual poder público, organizações locais, comunidades, população e entidades de reconhecida expertise social e técnica agem articulados, de forma a multiplicar esforços e recursos.

Locais de atuação em 2014

  • São Paulo (SP) - Distritos da Brasilândia e Capão Redondo e distritos vizinhos
  • Estado de Minas Gerais
  • Serra (ES)

Produção da Experimentação Fotografia de Quintal



O vídeo apresenta o desenvolvimento da experimentação "Fotografia de Quintal", realizada com os jovens participantes da 8ª edição do Programa Jovens Urbanos. 

Por aí...

Encontro público reúne jovens, familiares e educadores do Programa Jovens Urbanos no GAMT
Ação teve como objetivo apresentar à comunidade o trabalho que vem sendo desenvolvido pelos jovens durante o percurso de formação na segunda edição do Jovens Urbanos em Caçapava (SP)



Semana Expressão Jovem: oportunidade para ampliar horizontes, questionar conceitos e inspirar ideias
De 9 a 13 de setembro, a 9ª edição do Jovens Urbanos promoveu a Semana Expressão Jovem: cinco dias com atividades que incluíram arte corporal, circo, dança, intervenção urbana, empreendedorismo, meio ambiente, arquitetura e outras linguagens para os participantes do programa. Leia notícia



Entrevista: Jovens Urbanos faz parceria inédita com produtora em Serra (ES)
Vitor Lopes, da Lab.Muy, conta os detalhes e diferenciais da terceira edição do Programa no município capixaba. Confira

Marcos conceituais e metodológicos

Esta publicação traz reflexões sobre o contexto das juventudes e as proposições conceituais e metodológicas do programa. Ao final do texto, encontram-se a bibliografia consultada, documentos de referência e outras fontes de informação que podem ser de
interesse do leitor. Acesse aqui.

Parceiros