Versão para impressão

Pesquisas em andamento em 2014

Objetivo: Explicar as crenças (ou representações) dos professores com respeito à reprovação escolar a partir de suas crenças e concepções psicopedagógicas sobre aprendizagem, inteligência, avaliação, princípio de justiça e gestão de heterogeneidade.
O projeto se insere em uma pesquisa maior liderada por Marcel Crahay, da Universidade de Genebra, e conta também com pesquisadores da Bélgica, Bulgária, Turquia, França, entre outros países.

Parceiro: Universidade de Genebra (Marcel Crahay)


Acesse o projeto executivo da pesquisa



Objetivo: Investigar se e como as políticas educacionais implantadas nos estados do Acre e do Ceará explicam a evolução dos principais indicadores que refletem a qualidade e a equidade na educação no ensino fundamental.

Artigos:
*Qualidade e equidade no ensino fundamental público do Ceará | Frederica Padilha, Paula Kasmirski, Guilherme Zanelato Corrêa, Vanda Mendes Ribeiro, Antônio Augusto Gomes Batista Cadernos Cenpec v. 3 n. 1  - 2013

Acesse o projeto executivo da pesquisa


Objetivo: Descrever e analisar as redes de relações de interdependência competitiva entre escolas públicas de um território vulnerável, apreendendo suas relações com desigualdades socioespaciais e com a qualidade e a equidade nas redes de ensino. Entende-se que tal rede de interdependência pode ser apreendida através da análise da movimentação de professores e alunos entre escolas e as relações dessas movimentações com a qualidade das oportunidades educacionais (e seus determinantes, como gestão, ensino e clima escolar) dos alunos desses estabelecimentos e com a equidade na rede de ensino. A pesquisa será realizada em São Miguel Paulista, junto às redes municipal e estadual.

Parceiro: Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)

Artigos:

*Efeito do território sobre as desigualdades escolares: mudanças no caso de São Miguel Paulista de 2007 a 2009 | Frederica Padilha, Vanda Mendes Ribeiro, Antônio Augusto Gomes Batista, Luciana Alves, Hamilton Carvalho-Silva Revista Olh@res v. 1, n. 2 (nov./2013) – Projeto Interdependência

* A escola, a metrópole e a vizinhança vulnerável | Maurício Ernica e Antonio Augusto Gomes Batista
Publicado nos Cadernos de Pesquisa da Fundação Carlos Chagas - v. 42 n. 146 - maio/agosto 2012

 

* Seleção velada em escolas públicas: práticas, processos e princípios geradores | Antônio Augusto Gomes Batista, Maurício Érnica, Luciana Alves e Vanda Mendes Ribeiro. Publicado na Revista Educação e Pesquisa, da FE-USP, São Paulo, v. 41, n. 1, p. 137-152, jan./mar. 2015


Acesse o projeto executivo da pesquisa

 

Objetivo: Oferecer subsídios para a análise de currículos do EF2 e suas reformulações no Brasil, a fim de apreender o modo como os documentos de diferentes redes de ensino se relacionam, constroem a especificidade desse nível de ensino, sua integração com as outras etapas da educação básica, bem como suas relações com os conhecimentos efetivamente ensinados em sala de aula.

Parceiro: Fundação Victor Civita


Acesse
o projeto executivo da pesquisa

Objetivo: Descrever e analisar as diferentes tomadas de posição a respeito de uma base curricular nacional para a educação básica, relacionando-as com as distintas posições ocupadas pelos agentes no campo educacional.

Parceiro: Fundação Lemann


Acesse o projeto executivo da pesquisa

Conheça Também

Parceiros