Projetos Cenpec
- Prêmio Itaú-Unicef Comunidade Integrada Olimpíada de Língua...
- Entre na Roda Oficinas de Educação... Programa Jovens Urbanos
- Assessoria Técnica ao Impaes Correção de Fluxo Escolar Brincar
- Educação com arte:... Ler: Prazer e Saber Aceleração da Aprendizagem
- Pacto de Gestão: uma... Programa Avaliação e... TIC e Educação
- Prêmio RBS de Educação Escolas que Inovam
Desde 1995, por meio do Prêmio Itaú-Unicef, a Fundação Itaú Social, o Fundo das Nações Unidas para a Infância - Unicef e o Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária - Cenpec investem na mobilização de organizações da sociedade civil para ampliar e adensar ações voltadas ao desenvolvimento integral de crianças e adolescentes.Outras organizações se uniram nessa mobilização, como a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação - Undime, o Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social - Congemas e o Canal Futura.
Comunidade Integrada é um programa de desenvolvimento territorial sustentável que contempla a realização de diagnósticos e estudos em socioeconomia, além de um Plano de Gestão Integrada, a fim de orientar o investimento social privado, de forma articulada e integrada com as comunidades e necessidades de cada território.
A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro, realizada pelo Ministério da Educação - MEC - e pela Fundação Itaú Social, com coordenação técnica do Cenpec, desenvolve ações de formação de professores, com o objetivo de contribuir para ampliação do conhecimento e aprimoramento do ensino da escrita. Uma das estratégias é a realização de um concurso de produção de textos que premia poemas, memórias literárias, crônicas e artigos de opinião elaborados por alunos de escolas públicas de todo o país.
O Projeto Entre na Roda, em duas modalidades – Educação Infantil e Ensino Fundamental, oferece apoio a secretarias municipais, estaduais e a instituições para formar orientadores de leitura, entre educadores, bibliotecários e voluntários da comunidade, para que atuem em diferentes espaços – escolas, bibliotecas, associações, hospitais, asilos etc. –, estimulando o gosto pela leitura.
O projeto é uma iniciativa da Fundação Volkswagen e integra o Programa Território Escola. O Cenpec elabora e distribui os materiais de apoio, faz o acompanhamento das ações nas escolas e em outros espaços de leitura onde o projeto foi implantado e encarrega-se do programa de formação para profissionais e voluntários que exercem o papel de orientadores.
Um dos destaques do projeto é o Baú de Leitura, composto por 100 ou 200 títulos, entregue a todas as escolas e instituições cujos profissionais participam da formação de mediadores de leitura, com o objetivo de auxiliar na implementação de rodas e outras atividades orientadas pelo Projeto
As Oficinas de Educação Integral, projeto de iniciativa da Fundação Itaú Social e coordenação técnica do Cenpec, buscam destacar o papel central que a educação tem no desenvolvimento do ser humano. Aqui esta estratégia é colocada à disposição para apoiar os educadores que atuam com projetos educativos em diferentes espaços. A escolha do formato oficina busca valorizar o princípio do aprender fazendo e a inclusão dos saberes do aluno.
O Programa Jovens Urbanos é responsável pela formação de jovens de 16 até 20 anos que habitam as metrópoles. Sua metodologia formativa tem como objetivo promover o desenvolvimento de sensibilidades e o envolvimento reflexivo dos jovens com os territórios da cidade, oferecendo oportunidades para que conheçam e explorem espaços onde estão concentradas práticas juvenis, artísticas, tecnológicas, relativas ao mundo do trabalho, das políticas, das ciências, de promoção da saúde, de lazer e de esportes.
O Cenpec é responsável pelo processo seletivo, monitoramento e avaliação continuada de projetos de arte educação social financiados pelo Instituto Minidi Pedroso de Arte e Educação Social (Impaes), por meio do programa Desafios Impaes.
Os Programas de Correção de Fluxo vêm sendo desenvolvidos pelo Cenpec há 14 anos, com o objetivo de corrigir a defasagem idade-série de alunos do ensino básico. A metodologia desses Programas associa um conjunto de medidas que envolvem diferentes instâncias do sistema escolar e consideram o contexto local para definir ações diferenciadas para cada região em que atua.
Lançado em 2005, o projeto Brincar é uma proposta de formação voltada para berçaristas, recreacionistas, professores, gestores e representantes de secretarias municipais, para o aprimoramento de suas práticas com relação ao desenvolvimento de atividades lúdicas, expressivas e recreativas com as crianças.
Em conformidade com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), Educação com arte: oficinas culturais é um projeto de garantia de acesso à experiência cultural e artística para adolescentes e jovens que cumprem medida de privação de liberdade.
O projeto tem o objetivo de formar educadores que atuem como multiplicadores do Projeto junto a outros educadores e como mediadores de leitura, estimulando em crianças, jovens e adultos o gosto pela leitura e sua competência enquanto leitores. Além disso pretende estimular e reconhecer as boas práticas de leitura, premiando Secretarias, escolas e educadores envolvidos no processo de formação e implementação do Projeto Ler: Prazer e Saber.
O Projeto de Correção de Fluxo Escolar tem por objetivo a reintegração de crianças e jovens com defasagem idade-série ao percurso escolar estabelecido no sistema de ensino implica em conceber que cada pessoa tem seu tempo e ritmo de aprendizado diferenciado, assim como, diferentes condições sociais, culturais e econômicas.
O projeto Pacto de Gestão propõe um percurso formativo que permita, ao seu final, que os atores envolvidos possam desenvolver um processo de construção de um plano de ação intersetorial norteado pelas diretrizes das Políticas Públicas do Município traçadas coletivamente, sob a liderança dos gestores participantes da formação. Plano que terá como ponto de partida o contexto do município, investigando sua situação, necessidades e possibilidades, e que deverá considerar a inter-relação e a diversidade de características educacionais, culturais, sociais, políticas e econômicas existentes nas zonas rural e urbana.
O Programa Avaliação e Aprendizagem é voltado para gestores e técnicos de Secretarias Estaduais de Educação e tem por objetivo promover o debate e potencializar o uso dos resultados das avaliações de larga escala como fonte para a melhoria da qualidade na educação básica. Para tanto, promove a discussão e a reflexão sobre as potencialidades, os limites, as contribuições e as ampliações que essas avaliações podem trazer à gestão educacional e ao trabalho pedagógico.
Com quem faz
As ações do Programa, que envolvem visitas técnicas aos estados participantes, formações presenciais organizada em polos, formações a distância por meio de ambiente virtual de aprendizagem e momentos de acompanhamento, têm iniciativa da Fundação Itaú Social e coordenação técnica do Cenpec.
O Prêmio RBS de Educação é uma das principais iniciativas do Grupo RBS a fim de contribuir de maneira efetiva na melhoria da qualidade da Educação Básica no país. Lançado em 2013, tem o objetivo de valorizar o trabalho de professores e cidadãos e de disseminar práticas educativas de sucesso nos Estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.
O projeto Escolas que Inovam tem por objetivo geral experimentar a inserção de um conjunto de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) em escolas formais que adotam modelos inovadores e avaliar seu resultado nas aprendizagens dos alunos. Para tanto, o projeto é constituído por seis Frentes deTrabalho: formação docente, recursos tecnológicos, infraestrutura, avaliação de aprendizagem--‐competências do Século XXI, sistematização e avaliação do projeto.
- Aceleração da Aprendizagem
- Assessoria Técnica ao Impaes
- Brincar
- Comunidade Integrada
- Correção de Fluxo Escolar
- Educação com arte: oficinas culturais
- Entre na Roda
- Escolas que Inovam
- Ler: Prazer e Saber
- Oficinas de Educação Integral
- Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro
- Pacto de Gestão: uma Ação Coletiva
- Prêmio Itaú-Unicef
- Prêmio RBS de Educação
- Programa Avaliação e Aprendizagem
- Programa Jovens Urbanos
- TIC e Educação
Projeto: Prêmio Itaú-Unicef
Data de publicação: 20/08/2010
Descrição: